sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PASTOR RAIMUNDO JOÃO DE SANTANA

“Onde está o Espírito de Deus, aí está a liberdade” 2Cor.3.17b

Jesus Cristo Ressuscitado, ainda hoje continua agindo na história, como nos tempos de Paulo, e o faz de modo especial na comunidade cristã, através do seu Espírito. Ele também nos permite compreender o Evangelho em toda a sua novidade e o inscreve em nossos corações, de modo que seja a nossa lei de vida. Não somos guiados por leis impostas de fora; não somos escravos sujeitos a determinações que não nos convencem e que não aceitamos.

O cristão é movido por um princípio de vida interior, que o Espírito Santo lhe conferiu com o batismo. É movido pela sua voz, que repete as palavras de Jesus e faz com que as compreenda em toda a sua beleza, expressão de vida e de alegria. O Espírito as atualiza, ensina como vivê-las e ao mesmo tempo dá a força para colocá-las em práticas.

É o próprio Deus que, graças ao Espírito Santo, vem viver e agir em nós, transformando-nos em evangelho vivo.

Ser guiado pelo Senhor, pelo seu Espírito, pela sua Palavra: é essa a verdadeira liberdade que coincide com a mais profunda realização do nosso eu.

Assim Deus agiu na vida do Pastor RAIMUNDO JOÃO DE SANTANA, nos seus 85 anos de idade, dos quais 65 como crente e mais de 41 como pastor. Desde o dia 03 de janeiro de 1999 foi empossado como 11º Pastor Presidente da Assembléia de Deus do Estado do Rio Grande do Norte.

 
 A  chamada ao Ministério ocorreu em 1944. Naquela época era funcionário de uma firma exportadora de algodão e já tinha uma chamada de Deus para um lugar onde não havia templo da Assembléia de Deus. Ele viu se concretizar quando o pastor Eurico Bergstén esteve em Natal, quando falou que teria que se deslocar para um lugar que não tivesse templo da denominação e descobriram que a cidade de Caicó, ao norte, tinha um pequeno trabalho evangelístico, mas desprovido de um templo da Assembléia de Deus.

Aceitou o convite, pediu demissão da empresa na qual trabalhava e partiu para a cidade. Era uma característica da época a pessoa que desejasse entrar para o ministério não ter outra ocupação. Quando foi pedir demissão, acabou sendo questionado pela saída da empresa, no entanto, afirmou que havia recebido um convite para trabalhar para Jesus. Visitou a cidade para conhecê-la e passou 30 dias no local. Não perdeu tempo e começou a pregar o Evangelho em Caicó.

Exercendo o ministério há mais de 41 anos, para ele existe a certeza de que está trabalhando conforme a Vontade de Deus. Deus tem lhe dado oportunidades e os escapes diante das astutas ciladas do diabo, mesmo por aquelas preparadas por pessoas que se dizem evangélicas. “Até aqui o Senhor tem nos ajudado. Somos vitoriosos pela graça de Deus e encorajados a trabalhar para Ele até nos chamar para a eternidade”. Acrescenta o Pastor Raimundo.


Reconhecido por seu zelo em ensinar a doutrina bíblica, em uma época de relativismo, o pastor Raimundo João de Santana atesta a importância da ortodoxia bíblica: “A Bíblia não mudou e Deus não muda, então nada de mudanças. O Espírito Santo nos ensina por meio da doutrina bíblica. A vida da Igreja deve estar baseada em tudo o que Jesus nos tem ordenado em sua Palavra”. Acrescentando confirma o pastor: “O Senhor ainda procura pessoas dispostas a, se necessário, morrer pelo Evangelho”.

Casado com a Irmã Ivone, pai de 04 filhos, ele reforça que a força para fazer essa escolha de Deus, foi fruto do amor mútuo com a sua esposa; que nunca lhe fez pesar as privações causadas, e juntos caminharam para a realização de um projeto pessoal, grandioso que Deus preparou para eles, e por meio deles, na Assembléia de Deus.

Deixo uma mensagem para o nosso Pastor: Assim como Paulo aconselhou a Timóteo que o obreiro seja um exemplo para os fiéis, nós o agradecemos por vivenciar o que há de melhor em um obreiro que, em sua geração, é responsável diante de Deus e das pessoas, sendo exemplo e levando a sua igreja a servir ao Senhor com alegria.

DEUS É FIEL! Rafael Jácome
Bibliografia:- Mensageiro da Paz Ano 78; Número 1480. Edição Setembro de 2008 - Órgão Oficial das Assembléias de Deus no Brasil - Fundador:- Gunnar vingren

Nenhum comentário:

Postar um comentário